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A reputação das empresas jornalísticas na era Trump/Bolsonaro

A cobertura jornalística de figuras políticas como Donald Trump e Jair Bolsonaro tem desafiado a credibilidade das empresas de mídia.

Na última semana, uma crise se instalou na NBC, uma das três maiores empresas de mídia dos EUA, por causa da decisão de contratar a ex-presidente do Comitê Nacional Republicano, Ronna McDaniel, para integrar o time da emissora. Após a repercussão ruim da contratação, a TV decidiu desfazer o negócio. Segundo a Columbia Journalism Review, o caso ilustra as tensões internas e as complexidades enfrentadas pelas empresas jornalísticas para cobrir um político controverso como Trump.

A revista destaca que esse tipo de líder é conhecido por posturas polêmicas e ataques frequentes à imprensa, estimulando a desconfiança em relação aos conteúdos apresentados por jornalistas –o que coloca as redações em uma posição delicada.

A tentativa da NBC de integrar McDaniel ao seu quadro de colaboradores gerou questionamentos sobre como equilibrar a representatividade de diferentes visões políticas sem comprometer os princípios jornalísticos. O episódio evidencia o dilema enfrentado pelas empresas de mídia: como manter a objetividade e ao mesmo tempo confrontar discursos que ameaçam a democracia e disseminam desinformação. A resposta para essa questão é essencial para manter a confiança do público.

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