O Museu das Relações Públicas de Nova York fará em 9 de fevereiro um evento online para celebrar a história de profissionais negros nas relações públicas, das 20h às 21h30 (horário de Brasília). Para participar é preciso se inscrever por meio de link disponibilizado no site do museu.
“O programa deste ano revelará novos insights sobre o que está na mente das atuais superstars das relações públicas, o quão longe chegamos, o quão longe precisamos ir e por que a história negra é mais importante do que nunca”, afirma o material de divulgação.
A discussão deverá ter foco em profissionais americanos, como Bayard Rustin, que planejou a comunicação e a logística da “Marcha sobre Washington” –famoso episódio da luta por igualdade racial nos EUA marcado pelo discurso “Eu tenho um sonho”, proferido por Martin Luther King. Em 2013, o então presidente Barack Obama concedeu a Rustin, como homenagem póstuma, a Medalha Presidencial da Liberdade.
A história de Rustin e de outros negros pioneiros na área de RP está contada no site do museu, em inglês. Para ler, clique aqui.
O museu tem dado grande importância às mulheres e aos negros protagonistas na profissão. Por causa da pandemia, as mostras e eventos têm sido virtuais. O site oferece um vasto material sobre a história das RPs, inclusive com uma linha do tempo iniciada na pré-história e formada por fatos relacionados à divulgação e ao registro de informações, atividade-chave da profissão. São disponibilizados ainda inúmeros livros e artigos para compreender as origens, conceitos e a ética da profissão.