Blog da Novo Selo

IRP: mesmo organizações não ligadas à saúde têm papel importante na vacinação

O Instituto de Relações Públicas (IRP) produziu uma cartilha para ajudar profissionais da área a elaborarem estratégias eficientes de comunicação para as organizações em que ou para as quais trabalham. No atual contexto da pandemia, em que a vacinação é fundamental nos esforços de conter a doença, “as organizações desempenharão um importante papel na vacinação, mesmo se elas não atuam na área da saúde”, afirma o IRP no documento.

Ações de comunicação voltadas para os públicos interno e externo das organizações devem levar em conta o atual período. Para isso, o IRP faz recomendações sobre como proceder para elaborar e implantar as sugestões com base em pesquisas, teorias e modelos já testados.

A cartilha elenca 17 pontos importantes para os profissionais de RP se orientarem. Um deles fala sobre a necessidade de respeito para com pessoas que ainda hesitam em tomar a vacina. Outro, sobre a necessidade de não ignorar o potencial de influência dos movimentos anti-vacina. Outras recomendações são de usar discursos adequados a cada tipo de público e ter um foco especial na população marginalizada e em minorias.

Em novembro de 2020, o Blog da Novo Selo destacou a opinião de Claire Gillis, CEO internacional da WPP Health Practice, maior agência de comunicação especializada em saúde do mundo. Para ela, um dos desafios atuais da área de relações públicas é atuar para superar as resistências à vacina.

Últimas