Blog da Novo Selo

Mourão perde pontos com a Globo

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, perdeu pontos com a Globo ao afirmar, na semana passada, que não existe racismo no Brasil. Trata-se de um episódio que pode prejudicar intensamente o projeto do vice de buscar mais protagonismo no governo e, talvez, tentar uma candidatura própria em 2022.

Os editoriais publicados pelo jornal impresso O Globo são a principal manifestação institucional do Grupo Globo. Neste domingo, o principal editorial (“Um clamor pelo combate ao racismo”) citou e criticou Mourão nominalmente. O texto apresenta dados e argumentos contundentes que fazem desmoronar as declarações do vice-presidente.

A atenção dada pela Globo ao combate ao racismo não é inédita e remete à importância que seus proprietários dão ao tema. Basta lembrar que um dos principais rostos da TV Globo, William Waack, foi demitido por causa de acusações de ter incorrido em comportamento racista.

Fontes não são imunes à crítica do jornalismo
Frequentemente, declarações do vice-presidente têm aparecido em destaque na cobertura dos veículos da Globo, ocupando o lugar de contraponto racional às ideias consideradas retrógradas e absurdas disparadas pelo presidente Jair Bolsonaro.

O cenário, inclusive, estava favorável ao crescimento de Mourão junto aos formadores de opinião que avaliam como necessário o fortalecimento, dentro do governo, de uma autoridade indemissível (como é o caso do vice, que foi eleito junto com o presidente) e que se contraponha às atitudes reprovadas de Bolsonaro.

Mas o momento favorável e o histórico de contrapontos a Bolsonaro não são suficientes para livrar Mourão das críticas e, muito menos, da perda do espaço valioso que vem ocupando no nobre espaço jornalístico da Globo. A posição do vice no noticiário, agora, está ameaçada.

Essa virada de tempo em relação a Mourão pode ocorrer com qualquer fonte da imprensa –em qualquer área, não só a política. É preciso ter em mente que os jornalistas são profissionais e têm a obrigação de cobrir os fatos, mesmo que isso signifique desagradar ou expor negativamente uma fonte.

Últimas