Blog da Novo Selo

Superar resistência à vacina é desafio para Relações Públicas, diz CEO internacional de agência especializada em saúde

Apesar do cenário otimista em relação ao desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19, convencer as pessoas a se vacinarem é um desafio para as relações públicas, afirma Claire Gillis, CEO internacional da WPP Health Practice, maior agência de comunicação especializada em saúde do mundo.

Ela fez a afirmação em artigo publicado na PR Week, uma das principais publicações internacionais da área de relações públicas. A íntegra do texto, em inglês, pode ser lida de graça após a realização de um cadastro no site da revista.

“Há muita hesitação sobre a vacina”, afirma a executiva, citando que, entre os britânicos adultos, apenas 55% “aceitariam com certeza” tomar a vacina e que 34% não têm certeza sobre serem vacinados. “O cenário em todo o mundo é parecido e superá-lo é uma batalha de RP”, sentencia Gillis.

Ela deixa claro que a principal função das relações públicas na pandemia é combater a desinformação e promover o valor humano e social da ciência. Segundo Gillis, obter ganhos de reputação para clientes, inclusive para as indústrias farmacêuticas que podem ser bem-sucedidas no desenvolvimento da vacina, é apenas um “efeito colateral bem-vindo”.

A WPP Health Practice em mais de 100 país com diversas agências parceiras, como Burson Cohn & Wolfe, Ogilvy, Wunderman Thompson, Grey, AKQA, VMLY&R, Mediacom, Wavemaker e Kantar.

Cases
Na pandemia, por meio da Grey, a WPP participou na Argentina da elaboração de uma solução para que o Itaú pudesse atender com segurança os idosos aposentados, levando o dinheiro da aposentadoria na casa deles. O trabalho envolveu, além da campanha de esclarecimento, atuação junto às autoridades argentinas para garantir também a legalidade e a segurança das entregas.

A agência explica uma situação particular que gerou a necessidade de uma ação específica para a Argentina. Lá, os idosos evitam usar caixas eletrônicos e cartões de crédito por causa da falta de confiança no sistema bancário provocada pelas sucessivas crises vividas pelo país. Assim, no início da pandemia, eles estavam entrando em muitas filas e aglomerações para sacar o dinheiro da aposentadoria.

Outro case da WPP, por meio da Wunderman Thompson, foi o campeonato “Uncancelled Cup”, uma iniciativa da Adidas na Turquia. Com o adiamento da Euro 2020 (torneio entre as seleções de futebol dos países europeus), a agência organizou com a empresa um campeonato em que astros do futebol turco se enfrentaram no videogame, com o jogo Fifa 20.

Últimas